Emanuely Oliveira e Letícia Soares foram as grandes protagonistas da vitória do Benfica sobre o Coimbrões, por 81 a 60, em jogo válido pela Liga Portuguesa de Basquete Feminino. No último domingo (21), as brasileiras brilharam em quadra e ajudaram o time português a conquistar mais uma importante vitória em casa.
A partida foi disputada no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, e contou com uma grande atuação das duas atletas. Emanuely, que é natural de Belém do Pará, foi a cestinha do jogo, com 23 pontos, além de ter contribuído com 4 rebotes e 2 assistências. Já Letícia, que é baiana, anotou 16 pontos, pegou 6 rebotes e deu 1 assistência.
Com essa vitória, o Benfica se mantém na segunda colocação da tabela, com 11 vitórias e apenas 2 derrotas, empatado com o líder União Sportiva. Emanuely e Letícia são peças fundamentais para a equipe, que segue em busca do título da competição. Além delas, o time também conta com outras brasileiras em seu elenco, como a armadora Débora Gonçalves e a ala-pivô Gilmara Justino.
O jogo também contou com a participação de outras brasileiras, mas desta vez pelo lado do Coimbrões. A armadora Kelly Santos e a ala-pivô Carolina Ribeiro também estiveram em ação, mas não conseguiram evitar a derrota de sua equipe. Mesmo assim, as jogadoras mostraram um bom desempenho e foram destaques individuais em suas respectivas posições.
Além da Liga Portuguesa, o domingo também teve outras brasileiras brilhando em quadras internacionais. Na liga feminina de Israel, a armadora Débora Costa foi a principal jogadora do Hapoel Petah Tikva na vitória sobre o Maccabi Ramat Gan, por 91 a 73. Débora anotou 25 pontos, pegou 7 rebotes e deu 7 assistências, sendo a grande responsável pela vitória de sua equipe.
Na Grécia, a ala-pivô Nádia Colhado, que já defendeu a seleção brasileira, foi a destaque do Aris no triunfo sobre o Esperides, por 65 a 52. A brasileira anotou 20 pontos e pegou 7 rebotes, garantindo a vitória de sua equipe e sendo eleita a MVP da partida.
Na Turquia, a armadora Tainá Paixão também teve uma atuação impecável pelo Orman, na vitória sobre o Galatasaray, por 72 a 59. Tainá anotou 19 pontos, pegou 4 rebotes e deu 5 assistências, sendo a principal jogadora de sua equipe e ajudando na conquista do resultado positivo.
Já na Espanha, a ala-armadora Mariana Dias foi a cestinha do Adareva na vitória sobre o Gran Canaria, por 68 a 62. A brasileira marcou 20 pontos e ainda pegou 6 rebotes, sendo peça fundamental para a vitória de sua equipe.
O domingo foi de muito sucesso para as brasileiras em quadras internacionais. Além das atuações individuais, é importante destacar a representatividade e o protagonismo dessas jogadoras em suas equipes, mostrando a qualidade e a força do basquete feminino brasileiro em nível internacional.
Que essas atuações sirvam de inspiração para as jovens atletas brasileiras, mostrando que é possível alcançar o sucesso e brilhar em competições ao redor do mundo. Parabéns a todas as jogadoras pelo desempenho e que continuem representando e elevando o nome do basquete feminino brasileiro para o mundo todo.





