No último domingo (15), a Portuguesa realizou uma série de jogos-treino em sua preparação para a temporada 2020. Os resultados, que não foram divulgados pela equipe, foram satisfatórios para o técnico Fábio Matias, que aprovou o desempenho de três jogadores em especial: Eduardo Biazus, Gustavo Henrique e Portuga. Além disso, o treinador analisou as situações de dois dos principais atacantes da equipe, De Paula e Cauari.
Começando pelos destaques positivos, Biazus, Henrique e Portuga mostraram grande qualidade técnica e boa adaptação ao estilo de jogo proposto por Matias. O meio-campista Biazus, que chegou à Portuguesa em 2019, foi um dos principais destaques da equipe na última temporada e parece manter o alto nível neste início de ano. Já o atacante Gustavo Henrique, recém-contratado pela Lusa, mostrou que pode ser uma peça importante no setor ofensivo da equipe, com movimentação inteligente e capacidade de finalização.
Outro jogador que causou boa impressão foi Portuga, que joga como lateral-esquerdo. Após passagens por clubes como São Caetano e Caldense, o jogador chegou à Portuguesa no ano passado e, com regularidade, se tornou titular absoluto da equipe. No jogo-treino deste domingo, ele impressionou pela boa marcação e pelo apoio ao ataque, sendo uma das opções mais ofensivas pelo setor esquerdo.
Mas nem tudo são flores para o técnico Fábio Matias. Ele também teve que lidar com algumas situações complicadas no ataque da Portuguesa. O primeiro deles é De Paula, que foi o grande artilheiro da equipe na última temporada, mas que tem sido alvo de interesse de outros clubes. Com isso, o jogador tem demonstrado certo descontentamento e uma possível saída não está descartada. Porém, Matias espera contar com o jogador para o restante da temporada e confia na sua qualidade como um dos principais goleadores da equipe.
Já Cauari, que chegou como grande aposta para o ataque da Lusa, não tem tido uma adaptação muito positiva. Com atuações abaixo do esperado nos jogos-treino, o jogador vem sendo questionado por parte da torcida e da comissão técnica. Porém, Fábio Matias acredita que o atacante ainda pode evoluir e terá mais oportunidades para mostrar o seu potencial. Além disso, ele destaca a importância de ter um bom trabalho físico e tático para que o jogador se adapte ao estilo de jogo da equipe.
Apesar das incertezas em relação aos atacantes, Fábio Matias está otimista com o desempenho geral da equipe nos jogos-treino. Além dos jogadores mencionados, ele também destacou outros atletas que vêm se mostrando bem nos treinamentos, como o goleiro Thiago Passos e o meia Romarinho. Para o técnico, é importante ter um elenco forte e competitivo, com opções em todas as posições, para encarar as competições ao longo do ano.
Vale ressaltar que os resultados dos jogos-treino não devem ser superestimados, uma vez que a equipe ainda está em fase de preparação e ajustes. Porém, é importante que os jogadores mantenham o foco e a dedicação para evoluírem e se prepararem para a estreia no Campeonato Carioca, que ocorrerá no dia 22 de dezembro, contra o Flamengo.
Com os destaques já observados e as situações delicadas sendo trabalhadas, Fábio Matias espera contar com um elenco forte e unido para alcançar os objetivos da Portuguesa na temporada 2020. A





