O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, declarou que já foram iniciadas tratativas junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que haja o aumento do número de clubes participantes da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A declaração foi feita em entrevista à rádio Jornal de Pernambuco, na última quinta-feira (21).
+ Lusa vence o Primavera em jogo-treino no CT do Parque Ecológico
Segundo o mandatário pernambucano, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, teria ficado constrangido em avançar a pauta pelas intensas críticas que sofreu, sobretudo da própria imprensa nordestina, no sentido de que estaria havendo um “tapetão” ou “virada de mesa” em benefício do Santa Cruz, um dos maiores clubes do Estado e que está sem calendário nacional.
“O acréscimo de clubes não é ilegal. Ele é previsto no regulamento que criou a Série D, que era uma competição moldada para ter a ampliação de clubes. O prazo para dois anos seria para a alteração na forma de disputa. [A inclusão de clubes] não altera o formato de disputa, inclusive isso está previsto na criação da competição. O torneio pode ter 10 ou 20 clubes. Se a fórmula de disputa for a mesma, não se aplica a duplicidade anual para a ação”, afirmou.
Por conta da pressão proveniente da imprensa de seu próprio Estado, o dirigente frisou ter se afastado das negociações com a CBF. Entretanto, ele ressaltou que tem certeza de que a questão ainda será levada adiante por outras federações do país.
Caso haja o aumento no número de clubes, isso pode beneficiar a Portuguesa, já que terminou o último Campeonato Paulista na décima quarta colocação. Com isso, a equipe verde encarnada seria a próxima da lista do Estado de São Paulo a herdar uma vaga para a quarta divisão nacional, caso haja ampliação do número de participantes. Atualmente, apenas quatro clubes estão confirmados: Água Santa, Inter de Limeira e Santo André, via Paulistão, além do São José, vice-campeão da Copa Paulista.
Entretanto, a questão ainda não foi debatida nem mesmo pela própria Lusa, assim como também a Federação Paulista de Futebol. Vale lembrar que a CBF atravessa um momento de indecisão no comando da entidade, já que Ednaldo Rodrigues deixou o comando da presidência por conta de uma ação na justiça. A oposição e o próprio ex-mandatário negociam a possibilidade de ser desenvolvida uma chapa única, no qual Gustavo Feijó ou Flávio Zveiter assumindo o cargo.
O post Presidente da FPF-PE ressalta certeza de ampliação das vagas da Série D apareceu primeiro em NETLUSA.