O Brasil é um país conhecido mundialmente por sua paixão pelo futebol, mas também tem uma grande tradição no basquete. E uma das competições mais importantes da modalidade na América é a AmeriCup, também conhecida como Copa América de Basquete. Desde a sua criação, em 1980, a seleção brasileira masculina já conquistou quatro títulos da competição. Neste artigo, vamos relembrar todas as participações do Brasil na AmeriCup, suas medalhas e o retrospecto completo.
A AmeriCup é um torneio organizado pela FIBA Américas, que reúne as seleções das Américas do Norte, Central, Caribe e do Sul. A competição é realizada a cada dois anos e tem como objetivo principal classificar as equipes para o Campeonato Mundial de Basquete. O Brasil é um dos países que mais participou da AmeriCup, tendo disputado todas as edições desde sua criação.
A primeira participação do Brasil na AmeriCup foi em 1980, na cidade de San Juan, em Porto Rico. Na época, a competição ainda era chamada de Campeonato Sul-Americano de Basquete e o Brasil foi representado por uma equipe jovem, com média de idade de apenas 21 anos. Mesmo assim, a seleção brasileira conseguiu chegar à final, mas acabou perdendo para a Argentina por 98 a 89 e ficou com a medalha de prata.
Nos anos seguintes, o Brasil continuou a ter boas participações na AmeriCup, conquistando duas medalhas de bronze em 1984 e 1988. Em 1992, a competição foi renomeada para Campeonato das Américas e o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro ao vencer a Argentina na final por 111 a 107, em um jogo emocionante. Nessa edição, a seleção brasileira contou com grandes jogadores como Oscar Schmidt, Marcel de Souza e Guerrinha.
Após o título em 1992, o Brasil passou por um período de jejum na AmeriCup, ficando fora do pódio nas edições de 1995, 1997 e 1999. Mas em 2001, a seleção brasileira voltou a brilhar e conquistou o bicampeonato ao vencer a Argentina novamente na final, dessa vez por 87 a 80. Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país a conquistar dois títulos consecutivos na competição.
Em 2003, o Brasil teve mais uma boa participação na AmeriCup, chegando à final e enfrentando a Argentina mais uma vez. Mas dessa vez, a seleção brasileira acabou ficando com a medalha de prata ao perder por 88 a 80. Já em 2005, o Brasil não conseguiu repetir o sucesso das edições anteriores e ficou apenas com a quarta colocação.
Em 2007, a AmeriCup passou a ser chamada de FIBA Américas Championship e o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro ao vencer a Argentina na final por 86 a 81. Com isso, a seleção brasileira se tornou a primeira equipe a conquistar três títulos na competição. Nos anos seguintes, o Brasil continuou a ter boas participações, conquistando duas medalhas de bronze em 2009 e 2011.
Na última edição da AmeriCup, em 2017, o Brasil teve uma campanha irregular e acabou sendo eliminado nas quartas de final pela Argentina, que viria a ser a campeã. Mesmo assim, a seleção brasileira conseguiu se classificar para o Campeonato Mundial de Basquete de 2019, que será realizado na China.
Ao todo, o Brasil já disputou 18 edições da AmeriCup e conquistou quatro títulos, três medalhas de prata e cinco




