O tênis brasileiro sofreu uma grande perda nesta temporada. O número 1 do país, João Fonseca, precisou desistir de disputar o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, devido a uma lesão na região lombar. Essa seria a estreia do atleta na temporada 2025 e uma oportunidade de se preparar para o primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália.
Atualmente ocupando a 24ª posição no ranking mundial, João Fonseca vem enfrentando problemas com dores na região lombar há alguns meses. Em outubro de 2024, o atleta precisou encerrar sua temporada antecipadamente por conta dessa lesão. Infelizmente, a lesão persistiu e o impediu de participar de mais um torneio importante.
A notícia da desistência de João Fonseca foi divulgada pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) em uma nota oficial. O atleta enfrentaria o norte-americano Reilly Opeka, 54º no ranking, na primeira rodada de Brisbane, na madrugada de segunda-feira (5). Com a desistência, João deve deixar o top 30 do ranking mundial, já que defendia 125 pontos no torneio australiano.
Porém, mesmo com essa desistência, podemos afirmar que 2025 foi um ano mágico para João Fonseca no tênis profissional. O atleta conquistou grandes resultados e alcançou sua melhor posição no ranking mundial. Além disso, foi o primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam em simples desde Gustavo Kuerten, em 2001.
A temporada de 2025 começou com o pé direito para João Fonseca. Em janeiro, o atleta conquistou o título do Challenger de Camberra, na Austrália, seu primeiro torneio da temporada. Com essa vitória, João somou 125 pontos no ranking mundial e deu início a uma sequência de bons resultados.
Em fevereiro, o atleta disputou o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e chegou até as quartas de final. Já em março, foi a vez do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, onde João conquistou mais uma vitória importante ao chegar às oitavas de final. E em seguida, no Masters 1000 de Miami, também nos Estados Unidos, o brasileiro chegou às quartas de final.
Mas o grande momento da temporada de 2025 de João Fonseca foi, sem dúvidas, o Aberto da Austrália. O atleta fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam em simples desde Gustavo Kuerten, em 2001. Com uma campanha impecável, João venceu grandes nomes do tênis mundial e levantou o troféu em Melbourne.
Além dos torneios oficiais, João também participou de uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo. Mesmo com a derrota por 2 sets a 1, o brasileiro mostrou que estava se recuperando bem da lesão e pronto para mais uma temporada de grandes desafios.
Com a desistência de João Fonseca em Brisbane, o atleta terá mais tempo para se recuperar totalmente e se preparar para os próximos torneios. A agenda do número 1 do Brasil para os próximos meses inclui o ATP 250 de Adelaide, na Austrália, o Aberto da Austrália, a Copa Davis com a seleção brasileira contra o Canadá, o ATP 250 de Buenos Aires, o ATP 500 do Rio de Janeiro, o Masters 1000 de Indian Wells e o Masters 1000 de Miami.
Apesar da desistência em Brisbane, podemos afirmar que João Fonseca tem uma temporada promissora pela frente.




