A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca e a paulista Luísa Stefani se destacaram em suas respectivas partidas e garantiram um lugar nas finais do ATP 500 da Basileia, na Suíça, e do WTA 500 de Tóquio, no Japão.
Os torneios de nível 500 são considerados os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, ficando atrás apenas dos eventos de nível 1000 e dos Grand Slams. E para os brasileiros, chegar a uma final de um ATP ou WTA 500 é uma grande conquista e motivo de muito orgulho para o país.
João Fonseca, número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), enfrentou o espanhol Jaume Munar (42º) na semifinal do torneio na Basileia e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/5. Com essa vitória, o jovem de apenas 19 anos garantiu seu lugar na final deste domingo (26), às 11h (horário de Brasília), contra o espanhol Alejandro Fokina (18º). Se vencer, João entrará para o seleto grupo dos 30 melhores tenistas do mundo.
Já Luísa Stefani, que ocupa o 17º lugar do ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA), fez uma parceria com a húngara Timea Babos (16ª) e juntas chegaram à final do WTA 500 de Tóquio. As duas enfrentaram a dupla formada pela norte-americana Taylor Townsend, número dois do mundo, e a australiana Ellen Perez (23ª). Mesmo sendo as principais favoritas ao título, Luísa e Babos não se intimidaram e venceram por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 10-5 no match tie-break.
A final do WTA 500 de Tóquio será disputada neste domingo (26), por volta de 1h30 (horário de Brasília), contra a sérvia Aleksandra Krunic (20ª) e a cazaque Anna Danilina (13ª). Para Luísa e Babos, essa é a última competição antes de disputarem o WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada em Riad, na Arábia Saudita, em novembro.
O desempenho de João Fonseca e Luísa Stefani é motivo de comemoração para o tênis brasileiro. Ambos os atletas estão tendo uma temporada de destaque e mostrando que têm potencial para alcançar resultados ainda maiores no futuro. Além disso, eles são exemplos de perseverança e dedicação, pois chegaram até aqui com muito trabalho e esforço.
É importante ressaltar que o tênis brasileiro tem evoluído muito nos últimos anos, e a participação de João e Luísa em finais de nível 500 é um reflexo disso. Além disso, o país tem outros bons nomes no circuito, como Thiago Monteiro, Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia, que também estão conquistando bons resultados e elevando o nome do Brasil no cenário internacional do tênis.
Com essas conquistas, o tênis brasileiro mostra que está no caminho certo e que tem muito potencial para crescer ainda mais. É importante valorizar e apoiar nossos atletas, pois eles são representantes do esporte e do país em competições ao redor do mundo. O sucesso de João Fonseca





