A seleção brasileira de basquete feminino está se preparando intensamente para a Americup Feminina, que acontecerá em Porto Rico em junho deste ano. E para garantir um bom desempenho, a equipe comandada pelo técnico José Neto está treinando junto com a seleção sub-19 em São Paulo.
A ideia de unir as duas seleções surgiu com o objetivo de intensificar os treinos e proporcionar uma maior integração entre as jogadoras. Além disso, a equipe principal também terá a oportunidade de analisar e acompanhar o desenvolvimento das jovens atletas, que podem ser o futuro do basquete feminino brasileiro.
A Americup Feminina é um torneio importante para a seleção brasileira, pois além de ser uma oportunidade de conquistar mais um título, também é um caminho para a classificação para o Mundial de Basquete Feminino de 2022. E para garantir uma boa campanha, a preparação tem sido intensa e focada.
Os treinamentos estão sendo realizados no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em São Paulo, e contam com a presença de 17 jogadoras, incluindo as atletas que atuam no exterior e as que atuam no Brasil. A equipe está se dedicando diariamente em dois períodos, com atividades físicas e técnicas, além de muita conversa e estudo de estratégias de jogo.
A capitã da seleção, Erika de Souza, falou sobre a importância da preparação para a Americup: “Estamos treinando muito forte para chegarmos na competição com o nosso melhor desempenho. Sabemos que a disputa será acirrada, mas estamos focadas e confiantes em fazer um bom papel e trazer mais um título para o Brasil”.
Além disso, a presença das jogadoras mais jovens na seleção principal tem sido positiva para ambas as equipes. As atletas da seleção sub-19 têm a oportunidade de aprender com as mais experientes e se desenvolverem ainda mais, enquanto as jogadoras da seleção principal têm a chance de passar seus conhecimentos e ajudar na formação das futuras estrelas do basquete brasileiro.
O técnico José Neto também comentou sobre a importância da união das duas seleções: “Além de ser uma oportunidade para nós, da comissão técnica, observarmos as jogadoras mais jovens, também é um momento de integração e troca de experiências entre as duas equipes. Isso só fortalece o nosso basquete feminino”.
A Americup Feminina será disputada entre os dias 11 e 19 de junho, em Porto Rico. A seleção brasileira está no grupo B, ao lado de Canadá, Colômbia e Venezuela. A estreia será contra a Colômbia, no dia 11 de junho, e o Brasil busca o seu 14º título na competição.
Com uma preparação intensa e a união entre as duas seleções, a expectativa é de que a equipe brasileira faça uma ótima campanha na Americup Feminina e conquiste mais um título para o basquete feminino do país. O apoio e a torcida de todos os brasileiros serão fundamentais para incentivar e motivar as jogadoras a alcançarem seus objetivos. Vamos juntos torcer e acreditar na seleção brasileira de basquete feminino!





