Blumenau, uma das equipes mais tradicionais do basquete feminino brasileiro, está passando por um momento difícil na Liga de Basquete Feminino (LBF) de 2025. Com nove derrotas em nove partidas, a equipe catarinense é a única que ainda não conseguiu vencer na competição deste ano. O último revés foi diante do Cerrado Basquete, em uma partida disputada e emocionante.
A temporada de 2025 da LBF tem sido marcada por grandes jogos e equipes fortes, mas Blumenau ainda não conseguiu encontrar seu ritmo e vem sofrendo com resultados negativos. A equipe, que já foi campeã da LBF em 2018, está passando por uma fase de reconstrução após a saída de algumas jogadoras importantes e a chegada de novas atletas.
No jogo contra o Cerrado Basquete, Blumenau entrou em quadra determinada a conquistar sua primeira vitória na competição. No entanto, a equipe do Distrito Federal também estava em busca de um resultado positivo e a partida foi bastante equilibrada desde o início. As duas equipes se alternaram na liderança do placar, mas no final do jogo, o Cerrado conseguiu se sobressair e venceu por 68 a 64.
Apesar da derrota, Blumenau mostrou muita garra e determinação em quadra. A equipe lutou até o último segundo e não desistiu em nenhum momento. A capitã e principal jogadora da equipe, Tainá Paixão, foi a cestinha da partida com 23 pontos e também contribuiu com 7 rebotes e 4 assistências. Outro destaque foi a pivô Letícia Rodrigues, que anotou um duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes.
Apesar do resultado negativo, a atuação de Blumenau contra o Cerrado Basquete mostrou que a equipe está evoluindo e se adaptando ao novo elenco. A treinadora, Lúcia Costa, destacou a determinação das jogadoras e acredita que a primeira vitória na LBF está próxima. “Estamos passando por um processo de renovação e isso leva tempo. Mas vejo que as meninas estão se dedicando e evoluindo a cada jogo. Tenho certeza que a primeira vitória vai chegar em breve”, afirmou.
A torcida também tem sido fundamental para motivar a equipe. Mesmo com os resultados negativos, os torcedores de Blumenau têm comparecido em peso aos jogos e apoiado as jogadoras. A ala-pivô, Gabriela Guimarães, agradeceu o apoio da torcida e prometeu retribuir com uma vitória em breve. “A torcida tem sido incrível, nos apoiando e nos incentivando a cada jogo. Sabemos que ainda não conseguimos a vitória, mas estamos trabalhando duro para retribuir esse carinho e dar alegrias para nossa torcida”, disse.
Apesar da situação atual, Blumenau tem um histórico de superação e já mostrou que é capaz de dar a volta por cima. Em 2018, a equipe também começou a LBF com uma sequência de derrotas, mas conseguiu se recuperar e conquistar o título inédito. A jogadora Tainá Paixão acredita que a equipe pode repetir esse feito e dar a volta por cima mais uma vez. “Sabemos que não é fácil, mas temos um grupo forte e unido. Vamos continuar trabalhando duro e acreditando que podemos reverter essa situação”, afirmou.
A próxima partida de Blumenau será contra o Santo André, atual campeão da LBF, e a equipe catarinense está confiante em conquistar sua primeira vitória na competição. A torcida e a comissão técnica acreditam que esse pode ser o jogo da virada