A Portuguesa, um dos times mais tradicionais do estado de São Paulo, ainda não tem sua participação confirmada na Copa Paulista deste ano. Apesar de ser uma competição de menor expressão em relação ao Campeonato Paulista e à Série D do Brasileirão, a Lusa tem uma grande importância para seus torcedores e para o futebol paulista como um todo. Por isso, a declaração do presidente da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), Alex Bourgeois, de que o clube só disputará a competição se estiver “muito tranquila na Série D”, gerou preocupação e incerteza entre os lusitanos.
A Copa Paulista é uma competição que acontece desde 1999 e tem como objetivo principal dar oportunidade aos clubes que não disputam o Campeonato Brasileiro nas séries A, B, C ou D, de manter suas equipes em atividade durante o segundo semestre. Além disso, é também uma chance de revelar novos talentos e dar ritmo de jogo aos jogadores que não estão sendo aproveitados nas competições principais. Para a Portuguesa, que atualmente está na Série D, a Copa Paulista é uma oportunidade de manter o time em atividade e também de conquistar um título importante.
No entanto, o presidente da SAF, empresa que administra o futebol da Portuguesa, afirmou que a participação do clube na Copa Paulista ainda não está confirmada. Segundo ele, a decisão será tomada apenas após a disputa da Série D, que começa em maio e vai até agosto. Bourgeois explicou que a Lusa só disputará a Copa Paulista se estiver “muito tranquila” na Série D, ou seja, se a equipe estiver com uma boa campanha e sem correr riscos de rebaixamento ou de não avançar para a próxima fase. O presidente também ressaltou que a prioridade do clube é a Série D, por ser uma competição que pode levar a Portuguesa de volta à Série C do Brasileirão.
Essa declaração gerou preocupação entre os torcedores da Lusa, que temem uma possível desistência do clube na Copa Paulista. No entanto, é importante ressaltar que a decisão do presidente da SAF é compreensível, já que a prioridade deve ser sempre a Série D, que é uma competição com maior visibilidade e que pode trazer benefícios financeiros e de imagem para o clube. Além disso, a Portuguesa ainda está se reestruturando após anos de crise e precisa ter cautela em relação aos gastos.
Mesmo com essa incerteza, é importante que os torcedores da Lusa tenham confiança no trabalho da diretoria e da comissão técnica. Afinal, a Portuguesa vem fazendo uma campanha sólida na Série D, com duas vitórias em dois jogos, e tem um elenco competitivo para brigar pelo acesso. Além disso, o técnico Edson Pimenta tem uma vasta experiência em competições de acesso e sabe como lidar com a pressão e as expectativas dos torcedores.
É preciso lembrar também que a participação na Copa Paulista pode trazer benefícios para a Portuguesa, como a oportunidade de revelar novos jogadores e dar ritmo de jogo aos atletas que não estão sendo utilizados com frequência na Série D. Além disso, é uma chance de conquistar um título importante e manter a torcida animada para o restante da temporada.
Portanto, é importante que a Portuguesa, assim como os demais clubes, tenha um planejamento bem estruturado para as competições que irá disputar. É compreensível que a prioridade seja a Série D, mas é fundamental que a participação na Copa Paulista também seja considerada e planej




