Na última quarta-feira (27), o Bauru Basket enfrentou o Pinheiros pela 12ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) e, mais uma vez, o camisa 10 da equipe, Alex Garcia, mostrou sua maestria nas quadras. Além da vitória por 92 a 89, o capitão do time bauruense alcançou uma marca histórica: acertou sua milésima bola de 3 pontos em sua primeira tentativa no jogo.
O feito de Alex Garcia é ainda mais impressionante quando consideramos que ele é o primeiro jogador da história do NBB a atingir essa marca em apenas 10 temporadas disputadas. O ala-armador possui uma média de 3,0 bolas de 3 pontos convertidas por jogo e lidera o ranking de jogadores com mais arremessos de longa distância certos na história do campeonato.
A trajetória de Alex Garcia no basquete é repleta de conquistas e superações. Nascido em Osasco, São Paulo, o jogador de 41 anos de idade começou sua carreira no basquete na cidade de Bauru, onde atuou pelo time da cidade durante quatro temporadas. Em 2003, foi para a Europa, onde jogou por equipes da Espanha e da Grécia.
No entanto, foi em sua volta ao Brasil, em 2009, que Alex Garcia alcançou seu auge. Vestindo a camisa do Brasília, conquistou o título do NBB por três vezes consecutivas (2010/11, 2011/12 e 2012/13). Em 2014, retornou ao Bauru Basket, onde conquistou mais dois títulos do NBB (2016/17 e 2018/19).
Além disso, Alex Garcia é um jogador com uma história de superação e resiliência. Em 2017, sofreu uma lesão no joelho que o afastou das quadras por quase um ano. No entanto, mesmo com seus 40 anos de idade, voltou com tudo e foi fundamental na conquista do título do NBB na temporada 2018/19.
Ao longo de sua carreira, Alex Garcia também teve passagens pela seleção brasileira, participando de diversas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012) e os Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e Lima (2019).
A marca de mil bolas de 3 pontos convertidas é mais uma prova do talento e da dedicação de Alex Garcia ao basquete. O jogador é conhecido por sua técnica apurada, sua liderança em quadra e seu espírito competitivo, sendo um dos principais nomes do Bauru Basket nas últimas temporadas.
Em entrevista após o jogo contra o Pinheiros, Alex Garcia falou sobre a emoção de atingir essa marca histórica. “É uma marca expressiva, que poucos jogadores conseguiram atingir. Fico muito feliz por ser o primeiro a alcançá-la em apenas 10 temporadas de NBB. É uma honra para mim e uma recompensa por todo o trabalho e dedicação ao basquete”, afirmou o jogador.
O técnico do Bauru Basket, Léo Figueiró, também enalteceu a conquista de seu capitão e destacou a importância de Alex Garcia para a equipe. “Além de ser um excelente jogador, Alex é um líder dentro e fora de quadra. Sua dedicação e profissionalismo são exemplos para todos nós. Estamos muito orgulhosos por ele ter atingido essa marca histórica”, disse o treinador.
A milésima bola de 3 pontos convertida por Alex Garcia também foi destaque na imprensa internacional. O site da FIBA (Federação Internacional de Basquete) destacou o feito do jogador brasileiro, ressaltando sua importância para o basquete nacional e sua habilidade nos arremessos




